DESPORTO ESCOLAR  - AE GONDIFELOS

DESPORTO ESCOLAR

Click here to edit subtitle

Blog

view:  full / summary

XV Projeto Mega - Fase CLDE Braga 2019 com alunos do AEG no pódio

Posted on March 16, 2019 at 7:00 AM


O Projeto Mega Sprinter fase CLDE Braga 2019, decorreu durante a manhã e parte da tarde do dia 15 de março, na pista de atletismo "Irmãos Gémeos Castro" em Guimarães. Cerca de 400 alunos /atletas de todo o Distrito de Braga, participaram neste evento que abarca 4 disciplinas do Atletismo: Mega Sprinter - corrida de velocidade numa distância de 40m; Mega Salto - salto em comprimento; Mega Km – corrida dos 1000m e o Mega Lançamento - lançamento de peso, esta última prova só para o escalão de iniciados.

Os 23 alunos/atletas dos 1º, 2º e 3º ciclos do nosso Agrupamento que participaram nesta competição foram apurados em cada uma destas disciplinas na Fase Escola que ficou concluída em fevereiro. A Final Nacional, neste ano letivo, realiza-se em Faro, no Algarve, nos dias 5 e 6 de abril.

De destacar os excelentes resultados obtidos pelos alunos do AEG em particular, na prova de velocidade no escalão Infantil B, Renato Ribeiro conquistou o “ouro”, o 1º lugar, a pensar já na fase Nacional. A aluna Inês Rego, do escalão Infantil A alcançou o 3º lugar no salto em comprimento e a aluna Mariana Maciel, do escalão Infantil A, conquistou a medalha de bronze nos 1000m. Salientam-se ainda os alunos Sara Campos, Félix Costa, Maria Claro e Inês Rego que atingiram as finais do lançamento do peso, as 8 melhores classificações, do salto em comprimento e da velocidade respetivamente, bem como o aluno Rodrigo Ribeiro nos 1000m, que também se posicionou nas 6 primeiras classificações.

A todos os alunos do AE de Gondifelos que participaram, muitos Parabéns.


 

Projeto Mega 2019

Posted on February 25, 2019 at 10:20 AM



O projeto mega interno relativo ao Atletismo está na última fase e após verificação em conjunto, o grupo disciplinar de Educação Física selecionou os melhores resultados registados de cada turma para cada modalidade, tendo em conta cada escalão/género. Estão de momento a decorrer as provas finais para apurar os dois alunos com melhores tempos para mega sprinter de cada escalão/género e nas restantes provas (salto em comprimento, 1000 metros e no lançamento do peso) será apurada  a melhor marca correspondente a um aluno, de cada escalão/género para representar efetivamente o AE de Gondifelos. No caso do lançamento do peso é só para o escalão de iniciados.

Nesta atividade participaram os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos estando prevista a realização do projeto Mega Distrital para o dia 15 de março do corrente ano.

 

Competições de Badminton

Posted on January 30, 2019 at 2:05 PM


No dia 19 e 26 de janeiro deste ano letivo iniciaram as atividades desportivas de nível II de Badminton da Série D onde estão incluídos os grupos equipas dos escalões de Iniciados e de Infantis de Badminton do AE de Gondifelos. Estes encontros desportivos (3 encontros para os Iniciados e 4 para os Infantis) decorrem até ao terceiro período com competições tanto masculinas como femininas de singulares (Infantis e Iniciados) e de pares (só para Iniciados). Para além do AE de Gondifelos, estão envolvidas as escolas Dona Maria II, V.N. de Famalicão com os Iniciados e a Abel Varzim de Vila Seca, Barcelos e a Rosa Ramalho de Barcelinhos, com os Infantis.

As fases finais serão em maio e junho, onde se apurarão em cada Série quatro a seis primeiros classificados nas competições de singulares e dois a quatro primeiros classificados no que toca a pares.

O AE de Gondifelos arrancou muito bem nos dois escalões, alcançando posições de topo, apesar da primeira jornada desportiva ter sido realizada fora de “casa”. Os Iniciados deslocaram-se à escola Dona Maria II, V.N. de Famalicão e os Infantis à escola Abel Varzim de Vila Seca em Barcelos.

De destacar que os nossos alunos demonstraram espírito desportivo e conquistaram, nesta abertura das competições de nível II, excelentes classificações.

 


Corta Mato Distrital

Posted on January 24, 2019 at 2:10 PM

O Corta- Mato Distrital, é a prova de atletismo onde estão representadas todas as escolas do distrito de Braga num total de 70 escolas e mais de 3000 alunos participantes.

Esta atividade realizou-se no dia 23 de janeiro de 2019, em Guimarães, na pista “Gémeos Castro” e as competições decorreram com alguma chuva miudinha mas dentro dos horários previstos. Os alunos que integraram esta competição foram os que no Corta-Mato Escolar realizado em novembro na nossa escola, ficaram classificados por escalão/género até ao 6º lugar. Importa referir que comparativamente com o ano letivo anterior houve maior adesão dos alunos do nosso Agrupamento a este evento, tendo participado 32 alunos (24 alunos que participaram em 2017/18) apesar da ameaça da chuva.

Relativamente aos resultados obtidos, de salientar a aluna Mariana Maciel do 4G1 que no escalão Infantil A conquistou o 17ª lugar onde participaram  cerca de 400 atletas. O grupo disciplinar de Educação Física considera que estes foram muito satisfatórios, tendo os objetivos da atividade sido atingidos. dado que a maioria dos alunos ficou classificado acima do meio da tabela num universo de cerca de 400 alunos em cada escalão etário/género.

Todos os alunos que foram representar a nossa escola estão de parabéns, pela sua participação e pelo seu desempenho.

Os resultados das provas serão afixados no pavilhão da escola AE Gondifelos.



Formação de juízes árbitros de Badminton

Posted on December 12, 2018 at 6:40 AM


A Formação decorreu durante a semana do dia 03 de dezembro até ao dia 07 de dezembro de 2018, para que tivessem, todos os alunos interessados, a oportunidade de participar e de arbitrar jogos singulares/pares formalmente, sem prejuízo da atividade letiva.

A Formação foi direcionada, principalmente, aos alunos participantes /inscritos no Desporto Escolar e dentro dos horários destinados ao clube. Estes alunos devem possuir conhecimentos sobre as regras/arbitragem do jogo, uma vez que serão solicitados para arbitrar quer nas competições externas quer nas competições internas.

A faixa etária que apresentou maior adesão foram os Infantis A.

Após os esclarecimentos e o visionamento de vídeos proporcionou-se o debate de ideias e foram colocadas questões.

Nas sessões práticas os formandos arbitraram jogos singulares e de pares, tendo preenchido os boletins de jogo específico da modalidade.

 

 


 

Formação de juízes árbitros- Badminton

Posted on December 5, 2018 at 4:15 AM

 

 

A formação de juízes árbitros- Badminton está a decorrer durante a semana de 03 de dezembro até dia 7 de dezembro de 2018.

A Formação é direcionada, principalmente, aos alunos participantes /inscritos no Desporto Escolar e dentro dos horários destinados ao clube.

Estes alunos devem possuir conhecimentos sobre as regras/arbitragem do jogo, uma vez que serão solicitados para arbitrar quer nas competições externas quer nas competições internas. Recorrendo ao visionamento de vídeos e exposição das regras/arbitragem os alunos    realizam a sessão prática que consistiu na arbitragem de jogos singulares e de pares, com preenchimento do boletim de jogo específico da modalidade relativo ao Desporto Escolar.


Corta-mato Escolar 2018

Posted on November 23, 2018 at 7:30 AM

 

O Corta-Mato Escolar do AE de Gondifelos, decorreu no dia 21 de novembro de 2018 durante a manhã, com início às 9:30h, onde mais uma vez a ameaça de chuva se fez sentir, contudo os cerca de 345 alunos/participantes de todo o território educativo, envolvendo jardins-de-infância, bem como as escolas de Outiz, Cavalões e Gondifelos, não esmoreceram, tendo participado de forma massiva e entusiástica.

Devido à ocorrência de aguaceiros, o início da competição ocorreu dentro do pavilhão onde foi marcada uma pista com sensivelmente 40m para a prova dos alunos dos jardins. Seguidamente com a melhoria do tempo as restantes provas realizaram-se no exterior no percurso previamente marcado para os vários escalões etários.

Agradece-se a colaboração da Direção do Agrupamento, dos Assistentes Operacionais e de todos os que estiveram envolvidos na organização do Corta-Mato, a Associação de Estudantes, Associação de Pais, os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, que contribuíram para a concretização e êxito da atividade.

Os participantes, apesar das condições de tempo pouco favoráveis, demonstraram grande empenho e foram recompensados com a presença antecipada do Pai Natal, vestido a rigor, com surpresas dentro do seu saco. Os três primeiros classificados, conquistaram as medalhas e todos receberam um reforço alimentar.

A partir do escalão de Infantis A, são apurados os seis primeiros classificados de cada escalão/género para participar no Corta-Mato Distrital que se realizará a 23 de janeiro em Guimarães na pista “Gémeos Castro”.



Dia MUNDIAL DA ALIMENTA????O

Posted on October 20, 2018 at 5:05 PM

 

No dia 16 de outubro, dia Mundial da Alimentação Saudável, o grupo disciplinar de Educação Física, em articulação com os professores de Ciências Naturais e Matemática de 2º ciclo, desenvolveram nas suas aulas atividades com os alunos por forma a sensibilizar os mesmos e as suas famílias para a importância que a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares saudáveis têm na promoção da saúde.

Estas atividades fazem não só parte de conteúdos programáticos das disciplinas envolvidas como também estão inseridos num projeto mais amplo que é desenvolvido pela escola ao nível da Educação para a Saúde.

Relativamente à disciplina de Educação Física, foi desenvolvido um estudo que determina o Índice de Massa Corporal da população escolar dos 2º e 3º ciclos cujos resultados foram afixados no átrio da escola no dia em que se comemora o "Dia Mundial da Alimentação Saudável".

Da observação dos gráficos do 2º e 3º ciclos, podemos concluír que na transição do segundo para o terceiro ciclo, diminuem os valores do indicador Obesidade, no entanto aumentam os valores do indicador Baixo Peso.

  

Peddy Paper AEG

Posted on October 6, 2018 at 12:30 AM

  Peddy Paper AEG


Realizou-se neste feriado nacional, 5 de outubro, Dia da Implantação da República, o Peddy Paper AEG na ecopista de Gondifelos a Outiz aberto à comunidade educativa e envolvente. Este evento só foi possível graças à ao trabalho de equipa entre várias estruturas da Escola, nomeadamente os clubes: Europeu, Eco-Escolas, Desporto Escolar, Departamento de Ciências Sociais e Humanas do AEG, com a colaboração da Associação de Pais, dos Escuteiros de Gondifelos, da Autarquia, bem como de empresas locais que se juntaram a esta iniciativa dando o seu contributo.

Esta atividade consistiu numa caminhada a partir da igreja de Gondifelos, onde se inaugurou o Projeto "troca por Troca" de livros para incentivar a leitura sem esforço financeiro, sendo uma iniciativa do AEG (Biblioteca Escolar AEG) até à de Outiz.

Ao longo do percurso para além da caminhada e da recolha de lixo da ecopista (no início foram facultados às equipas participantes 1 saco e pares de luvas) tinham desafios nos vários postos relacionados com os clubes, Europeu, Eco-Escolas, Desporto Escolar, Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Foram atribuídos prémios às 3 equipas com melhor desempenho nas vários atividades propostas.

Esperamos que tenha sido uma manhã bem passada agradecendo a participação e o entusiasmo demonstrado pelas 21 equipas que resistiram até ao final com a realização de todos os desafios.


 


  


  

Dia Europeu do Desporto Escolar

Posted on October 1, 2018 at 9:05 AM

 

Comemoração do Dia do Desporto Escolar no AEG

No dia 28 de setembro de 2018, foi comemorado o "Dia do Desporto Escolar" no âmbito da Semana Europeia do Desporto que decorreu de 23 a 30 de setembro. O Clube do Desporto Escolar /Grupo disciplinar de Educação Física, em articulação com os clubes: Europeu, Sala mais e Boccia promoveu para este dia e cujo objetivo principal, sensibilizar a comunidade educativa para a importância da prática regular de exercício físico na promoção da saúde, várias atividades nomeadamente:

-Workshops de Voleibol e de Badminton - Clube do Desporto Escolar /Grupo disciplinar de Educação Física

-Durante todo o dia visionamento de um PowerPoint sobre o impacto e a importância da atividade física no contexto Europeu - Clube Europeu

-Flash mob - Clube da Sala mais

-Workshop de Boccia- Clube do Boccia (Educação Inclusiva)

No do workshop de Voleibol foi convidado o treinador do ginásio Club Vilacondense António Ferreira que se fez acompanhar por três atletas da equipa de Voleibol sénior feminina. De salientar que as atletas, bem como o treinador têm um palmarés brilhante, desde a representarem o seu país nesta modalidade, como também no Voleibol de praia já competiram a um alto nível e uma atleta já foi campeã do mundo pela seleção do Brasil. O Clube Europeu do nosso agrupamento de escolas, através dos membros deste clube produziu uma apresentação que esteve patente ao longo do dia no espaço comum da escola sede. Esta apresentação divulgou sobretudo informação simplificada do Relatório Eurydice de 2013 “A Educação Física e o Desporto nas Escolas da União Europeia” e um vídeo sobre Nutrição e Atividade Física divulgado pela Comissão Europeia. Relativamente ao clube da Sala mais nomeadamente o clube de dança, este realizou um “flash mob” no átrio exterior da escola ao som da música e com direito a faixa gingante com a frase/título "Juntos somos mais fortes" do grupo musical “Amor electro”. O AEG sempre promoveu a Educação inclusiva e no Desporto adaptado foi convidado o professor de Boccia, Filipe Carneiro, para realizar uma apresentação/workshop da modalidade, dando-se a oportunidade aos alunos convidados de experienciar o jogo com a equipa de Boccia do Agrupamento de Gondifelos. No Badminton foi convidada a ex aluna do AEG, Joana Oliveira, que iniciou o seu percurso nesta modalidade aqui no AEG, sendo atualmente atleta federada no Clube FAC, de Vila Nova de Famalicão, estando entre as 4 melhores atletas a nível nacional neste desporto. Este convite surgiu, também, como forma de motivar e atrair novos alunos para fazerem parte do grupo-equipa de Badminton do AEG.

Neste evento participaram alunos do 1º ao 3ºciclos que aderiram com grande recetividade e entusiasmo.

Não poderíamos deixar de agradecer a todos os que colaboraram desde a Direção do nosso Agrupamento aos que se disponibilizaram para se deslocar à escola partilhando o seu tempo e conhecimento numa iniciativa da Comissão Europeia, sendo celebrada em simultâneo por 38 Países Europeus.


 



Rss_feed